21.12.10

UMA GRANDE MESA E DEPOIS UMA GRANDE CAMA

Era assim que minha família se reunia nas grandes festas do ano, um bom almoço e depois uma grande cama na frente da teve. Não que era combinado, ou uma tradição intransigente, mas era uma necessidade depois de tanta comida, deitar. O sangue passava então a circular mais no estomago e no intestino do que no celebro e não havia quem não dormia. Lá em casa era assim, uma grande cama, pois meus pais, não sei se por economia ou por design tinha como sofás uma base retangular de madeira e travesseiros soltos também retangulares num tecido verde que facilmente eram desarrumados e arrumados no chão numa grande cama. Assim passávamos os domingos. Na mesa meu pai contava histórias demoradas suas do tempo de meninice, de rapazote, do tempo de namoro com mamãe ou do tempo de casado. Todas passando pelo fantástico, claro, mamãe sempre corrigindo. No final, papai que falava com os braços e mãos espaldadas, estava com o prato cheio, ainda por comer. Papai e mamãe tinham prazer em preparar uma boa mesa.

Alguns segredos, um cobertor de flanela sob a toalha, pratos de louça boa, talheres e copos bons e bem arrumados. Nada de etiqueta com requintes, mas alguns cuidados que mostram como a visita é bem quista. Entre os amigos e irmãos mantemos esta tradição, pelo menos o da mesa com longas conversas entre a sobremesa e o café. Nestas mesas cuidamos da amizade com muito prazer.

Meus amigos gostam mais de conversar do que de dormir, então eu de fininho por vezes fujo e procuro um canto para recostar e dormir. Minha mulher me condena, mas perdoa, o sono vem do estomago e de uma lembrança de um tempo que existia uma grande cama depois das refeições.

2 comentários:

  1. Leandro
    Me hiciste recordar todos los momentos que hemos compartido en torno a una buena mesa, siempre vienen seguidos de una buena conversa, obrigada!!
    Y leer esta historia , fue como estar escuchandote contarla
    Buenísima

    ResponderEliminar
  2. Leandro - O contador de histórias.
    Um dia vamos fazer um livro assim :) Com as histórias da sua família e da família da Val. Fiquei emocionada. Obrigada!

    ResponderEliminar