12.9.17

Pão de beijo

Tem gente que chama essa receita de pão de beijo, pão de queijo vegano ou pão de queijo sem queijo. Eu já havia testado a receita há um tempo com mandioquinha, inhame, batata doce e tinha esquecido o quanto é gostoso.

Por conta de uma rinite forte, minha terapeuta pediu para cortar leite e derivados e trigo da minha alimentação. Bateu o desespero! Logo lembrei dessa receita e fui em busca de como executá-la usando inhame e abóbora, que são maravilhosos para a imunidade. Achei esta aqui: https://www.vista-se.com.br/pao-de-queijo-vegano/

Fiz duas vezes (nos últimos dois fins de semana) e precisei colocar bem mais polvilho (usei o azedo) do que o descrito na receita para conseguir fazer as bolinhas (massa estava grudando muito), então, recomendo ter uma sobra quando fizer as compras. Busquei na internet a diferença dos dois polvilhos e descobri que o doce dá a sensação mais elástica/fofinha à massa enquanto o azedo ajuda a crescer (funciona quase como um fermento) e crocância. Com certeza, dá pra ir testando diferentes combinações de quantidade para chegar no ideal pro seu paladar.

Ingredientes
4 xícaras de polvilho doce
1 xícara de polvilho azedo
2 xícaras de mandioquinha amassada (substituível por batata, mandioca, inhame, cará)
2 xícaras de abóbora cozida e amassada (substituível por cenoura)

 

Cozinhei tudo na mesma panela e, na primeira vez, amassei com o garfo e, na segunda, bati com o mixer. Deu certo dos dois jeitos.

2/3 de xícara de óleo bem quente (ponto de fritura)
1 xícara de água fervendo
Sal a gosto (cerca de 1 colher de sopa cheia)
Ervas finas como orégano, manjerona e manjericão desidratadas a gosto (opcional)
Tofu amassadinho, cerca de 1 e 1/2 xícara (não usei!)

Preparo

Misture, primeiramente, todos os ingredientes secos (polvilhos e sal). Ferva o óleo e a água juntos e despeje sobre a mistura seca, escaldando o polvilho. Acrescente o purê e amasse com as mãos até obter uma mistura homogênea. Molde as bolinhas e asse em temperatura baixa (preferencialmente mínima) por 1 hora. Não é necessário untar a forma.



Pode-se, depois de moldar os pães de queijo, congelá-los para assar posteriormente. (eu tinha esse objetivo, fiz de vários tamanhos e ficaram ótimos assados depois!)




Bom apetite!


Sem comentários:

Enviar um comentário